***********************************
POSTAGENS
terça-feira, 9 de junho de 2009
CONCEPÇÕES DE ÍNDIO
O texto OS ÍNDIOS NO BRASIL QUEM SÃO E QUANTOS SÃO extraído do Livro “O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje” de Gersen dos Santos Luciano – Baniwa, deixa claro que a denominação índio ou indígena significa nativo, natural de um lugar. Porém, sabe-se que essa denominação é utilizada, desde os tempos de Cristóvão Colombo, para os habitantes do continente americano. A história nos explica que em 1492, partindo da Espanha rumo às Índias, Colombo, após enfrentar fortes tempestades, ficou com a frota à deriva, chegando a uma região que o navegador pensou ser as Índias. Desse acontecimento originou-se o nome dado aos habitantes encontrados pelo navegador: “índios”.
Assim, para muitos, essa denominação está carregada de discriminação e preconceito contra os povos nativos da região. A figura do índio representa um ser sem civilização, sem cultura, incapaz, selvagem, preguiçoso, traiçoeiro, etc...
A partir da década de 1970, com o surgimento do movimento indígena organizado, os povos indígenas do Brasil resolveram manter, aceitar e promover essa denominação genérica de índio ou indígena, como uma identidade que fortalece todos os povos originários do atual território brasileiro. Após essa mudança para uma marca identidária e multiétnica é que os índios passaram a se tratar como parentes. Esse novo termo de tratamento, não significa que sejam iguais, mas que compartilham de interesses comuns e, principalmente, simboliza a superação do sentimento de inferioridade imposto por aqueles que colonizaram essas terras.
Uma questão importante em sala de aula é a utilização do livro didático. Esse, às vezes, é o único material impresso disponível utilizado como fonte de informação. O mais comum é encontrar nos livros uma referência dos índios no passado. Como se eles fizessem parte de um tempo que não existe mais e existissem apenas em função das histórias contadas sobre a colonização. Seu papel fundamental na real descoberta das Américas, raramente é citado, ou abordado de forma verdadeira. O foco glorificante da história é dado aos europeus, supostos descobridores dessa terra. Seus feitos e descobertas, as complicadas e heróicas navegações, explicam a origem de uma região, na verdade “encoberta” pela hegemonia européia.
Enquanto enxergarmos o mundo através das grades da nossa cultura, ignorando as especificidades dos povos, como se todos falassem a mesma língua, e partilhassem de uma mesma cultura, estaremos negando a cultura de cada grupo.
À sua maneira, as culturas indígenas expressam os grandes valores universais. Nas solenidades das festas, no refinamento dos vestidos e na pintura corporal, na educação dos filhos, na concepção sagrada do cosmos, é manifestada a consciência moral, estética, religiosa e social.
Para acabar com o preconceito, é essencial mostrar e valorizar a diversidade étnica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário