***********************************

POSTAGENS

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

MÚSICA NA SALA DE AULA


Ando revendo o processo histórico das minhas aprendizagens, através do estudo das postagens realizadas ao longo do curso. As publicações antigas estão sendo as mais revisitadas.
Voltando no tempo, me deparei com a disciplina de Música,em 2007/2, que reforçava ideias já presentes na minha prática docente, mas que me incentivou a levar com muito mais freqüência a música para a sala de aula. Com o estímulo, inseri nas atividades musicais sons que pudessem ser considerados inusitados, inovadores, revolucionários. Tentei, e até hoje continuo tentando, fazer com que eles conheçam algo novo. Almejo tira-los do ciclo musical vicioso, onde se escuta somente o que toca no rádio.
A postagem que revi relatava isso: a experiência de ter levado algumas músicas do grupo Palavra Cantada e colheres que servissem de instrumento para que os alunos marcassem o ritmo das músicas.
Acredito na música como uma forma de expressão humana das mais antigas e importantes, e que precisa estar sempre presente na vida das pessoas.
Na proposição de uma atividade musical o professor pode ter vários objetivos, mas o simples ato de escutá-la é suficientemente satisfatório.

2 comentários:

Grace Milcharek disse...

Zinara que maravilhoso foi visitar o ‘mundo da música’ e perceber o quanto a inters de música do semestre contribuiu e acrescentou na prática docente. Que bacana que continuas levando a sensibilidade da arte musical para sala de aula, parabéns.
Com carinho,
Grace Maria

Beatriz disse...

Oi Zinara querida, provavelmente a música para ti ainda não tinha o conceito de que é uma linguagem de expressão e comunicação, não é?.Imagino que ficava bem mais nos terrenos da apresentação e do divertimento.