***********************************

POSTAGENS

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

TEMAS GERADORES



A proposta de Paulo Freire parte do estudo da realidade do aluno somado à organização dos dados coletados pelo professor. Nesse processo surgem o que ele denominou de “Temas Geradores”, que são os conteúdos subjetivamente extraídos da problematização da prática de vida dos educandos.
Os temas utilizados no decurso da aprendizagem serão então resultados de uma construção dialógica. Dessa forma, cada individuo ou grupo envolvido na ação pedagógica disporá em si próprio, mesmo que de certa maneira, e a princípio, pouco desenvolvida, os conteúdos necessários dos quais se inicia o processo.
O fator mais importante nesse caminhar não é a transmissão de conhecimentos específicos, mas sim o despertar de uma nova forma de relação com a experiência de vida de cada aluno. Passar conteúdos pré-estruturados, que estejam fora do contexto social daquele que recebe a informação é o que se pode chamar de simples "invasão cultural", ou sendo mais realista, usaremos o aluno apenas como um "depósito de informações".
O ideal na extração de conteúdo para o processo de construção do conhecimento é, antes de qualquer coisa, conhecer o aluno. Temos de mergulhar na realidade dele a fim de sabê-lo enquanto indivíduo inserido num determinado contexto social. Essa é a fonte de onde deveremos explorar nosso material de trabalho. Sem ela estaremos reproduzindo o velho modelo escolar que comprovadamente já se mostrou como o maior obstáculo à aprendizagem, muito mais do que o próprio conteúdo.
O que Paulo Freire sugere é um respeito a “bagagem” de cada indivíduo e inserção de suas experiências como parte constitutiva do seu próprio aprendizado. Dessa forma a participação do educando em conjunto com as buscas do educador será imprescindível à sua alfabetização, o que tornará mais interessante o seu processo.

Um comentário:

Simone disse...

Olá Zinara!
Como tens feito para conhecer melhor os teus alunos?
Já estamos na metade do mês de novembro e nos aproximando do final do semestre. Continua fazendo pelo menos uma postagem significativa por semana aqui no teu blog, procurando integrar a teoria, reflexões e a tua prática.
Um abraço, Simone - Tutora sede