Essa primeira semana do estágio do curso foi bem difícil. Na verdade posso dizer que foi quase interminável.
Minha turma é composta por alunos com dificuldades diversas, por isso eles estão em número reduzido em comparação à quantidade normal de crianças em outras turmas.
Tenho tido muito desânimo em realizar as aulas do estágio pela manhã. Confesso que é muito por estar contrariada com o fato de não poder realizar o estágio com a turma que já estava trabalhando desde o início do ano. Essa mudança não só me fez pôr um trabalho que estava em andamento nas mãos de outra pessoa, como me levou a estar com uma turma desconhecida e com complicações cognitivas que desafiam meu planejamento de estágio.
Além dessa circunstância, como em todas as histórias, há um embaraço de ambos os lados: o dos alunos que não queriam trocar de professora e o meu que não queria sair da turma.
No entanto, preciso me acostumar com a idéia e fazer a “coisa acontecer”.
***********************************
POSTAGENS
domingo, 18 de abril de 2010
PRIMEIRAS IMPRESSÕES
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Oi Zinara!
Com certeza farás acontecer!!!toda mudança gera uma desacomodação...é fato!
Mas diante da realidade é necessário se adaptar; como dizem as profes Bea e Iris: " do limão, faz-se uma limonada.."
Ficarei a disposição para te auxiliar, ok?
Grande abraço,
Vanessa
Zinara! Estava olhando teu wiki e quis te deixar uma sugestão de um objeto de aprendizagem que poderá trabalhar junto com teus alunos no laboratório de informática, está disponível no site da Nova Escola e trata sobre a questão espacial:
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/jogo-espaco-forma-428061.shtml
Espero que possa te auxiliar!!
Abraços :)
Oi, Zi!!!
Tenho a mais absoluta certeza que conseguirás fazer um ótimo trabalho com a turma.Toda mudança gera uma metamorfose.
Como diz Denise Severgnini:
Metamorfosear vida acomodada...
Lutar... Pelear... Arriscar... Viver...
Caminhar com passos firmes e corretos...
E é assim que te vejo, sempre metamorfoseando.
Beijos...
Zinara, sempre que uma das variáveis no processo de aprendizagem modifica, muda todo o processo como mais ou menos dizes na parte de cima do teu blog: o teu mundinho de trabalho na escola mudou.Pode ser bem estressante no começo mas tem suas compensações: tu e eles estão se conhecendo e terão que ir experimentando formas de interagir. Isso é altamente desafiador e terás que provocá-los em diferentes frentes, como diferentes estratégias para descobrir quais as que dão mais resultados. Não esquenta!! Na próxima semana, tudo ficará bem melhorer e , ao final do estágio, estarás morta de pena de ter que deixá-los. Lembra que as tecnologias potencializam a comunicação e o interesse. Portanto, trata de usá-las logo. Acho a tua idéia de espacialidade, com eles transitando por caminhos conhecidos e registrando o que observam para depois registrá-los é excelente. Quem sabe 2 grupos ficam responsáveis em trilhar o mesmo caminho e registrar o que está dentro do espaço e apresentar aos colegas? Fica bem bom eles perceberem que a gente observa coisas diferentes porque sabe , anteriormente, coisas diferentes. Talvez, até, seria interessante fazeres um levantamento do conhecimento prévio acerca do caminho a ser percorrido. Depois, eles podem comparar.
Um abração
Bea
Um abração
Bea
Postar um comentário