O texto “O trabalho docente, a pedagogia e o ensino" de Maurice Tardif, nos traz como proposta uma profunda reflexão à cerca do trabalho do professor com a idéia de que esse trabalho docente explica a pedagogia e a partir daí constitui a “tecnologia” do trabalho dos professores. Fica claro, através de seu pensamento que esse fazer não pode ser comparado a nenhum outro.
O autor nos diz que nesse trabalho docente há muitas implicações, sendo uma delas a questão de que a personalidade do professor impregna a prática pedagógica. Com toda certeza o professor transpõe para o seu fazer aquilo que é como pessoa.
Saliento uma questão que me parece fundamental às práticas docentes. O professor age sobre um grupo mas precisa atingir os indivíduos que o compõe. Usamos nossas experiências e conhecimentos quando estamos à frente do trabalho de sala de aula. Esse fazer é técnico, ético e cognitivo.
Atuo no Laboratório de Aprendizagem da escola em que trabalho, atendendo grupos de alunos que têm muitas dificuldades nas diversas áreas do conhecimento. Esses alunos têm um funcionamento diferente dos demais. Eles precisam de mais tempo e de mais atenção. Primeiro precisa haver uma mínima vinculação afetiva. E isso é quase tão importante quanto as questões de aprendizagem.
O fazer do professor de laboratório ou de qualquer outro espaço da escola deve ser visto muito mais como práxis do que como técnica. Essa prática é modelada no contato com os alunos, quando percebe, improvisa e consegue adaptar.
Não há como discordar das idéias de Tardif. O professor tem seu trabalho construído no seu fazer cotidiano alicerçado em sua visão de mundo, de homem e de sociedade.
Encontro também em Paulo Freire uma contribuição às idéias de Tardif: “"Não posso ser professor se não percebo cada vez melhor que, por não poder ser neutro, minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada de posição, decisão, ruptura. Exige de mim que escolha entre isto e aquilo".
***********************************
POSTAGENS
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Que surpresa ao entrar no teu blog Zinara e ver tantas postagens referentes a interdisciplina de ECS! Parabéns pelas reflexões e pelas relações estabelecidas! Realizas um trabalho muito importante na tua escola, no laboratório de aprendizagem. Esperamos que a interdisciplina de ECS tenha te ajudado a refletir sobre a tua prática.
Ao ler os materiais, conseguiste refletir também sobre as tuas visões de mundo, de homem e de sociedade? Um grande abraço, Simone - Tutora sede
Olá Zinara!
Foi muito bom estar contigo ontem a noite no workshop
assistindo a apresentação do teu trabalho final. Foste objetiva, coerente e passaste teu recado. Parabéns pelo teu comprometimento e pelas tuas produções na interdisciplina de ECS. Já comunicamos a coordenação sobre a tua percepção do trabalho.
Desejo boas férias, bom descanso e até o próximo semestre! Um abraço, Simone - Tutora sede ECS
O Blog da Professora Zinara está muito rico em seus textos, discutindo, prioritariamente, a filosofia da educação e a psicologia adulta. Com imagens interessantes, Zinara acrscenta conhecimentos que busca fora do curso, como a participação que teve no Seminário Internacional, por ocasião da conferência da historiadora Luzia Margareth Rago, nos esclarecendo sobre a "parrésia" e a "necessidade de estabelecermos em nossas relações as práticas parresiastas para que possamos viver com valores pautados pela ética". O Blog tem uma dédia de quatro postagens ao mes. Os Argumentos desenvolvidos são esclarecedores. Ótimo trabalho.
Oi guria, como foi o recomeço? Conseguiu resolver as pendengas? Dia 18 nos veremos. Bjs, Kathia
Olá Zinara!
Bom início de semestre!
Estou a disposição na tutoria do SI. Que possamos trocar muito e construir novos conhecimentos!
Uma ótima caminhada neste semestre para todos nós!
Abraços,
Vanessa
Oi Zinara!
Estamos aguardando tuas reflexões no blog.
A postagem semanal é uma atividade obrigatória do SI 6. Ficaremos no aguardo, ok?
Abraços,
VAnessa
Postar um comentário