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POSTAGENS
domingo, 26 de setembro de 2010
LITERATURA NA SALA DE AULA
No Eixo III do curso, a interdisciplina de Literatura Infanto-Juvenil proporcionou um momento muito rico, que trouxe fundamentos teóricos importantes sobre a contação de histórias, poesia, literatura infantil, elementos da narrativa, contos de fadas, autores brasileiros e fábulas.
A contação de história e a poesia estão sempre presentes no meu fazer docente, porque acredito que ouvir histórias é o começo da aprendizagem para se tornar um leitor e, posteriormente, um possível produtor de obras literárias. Penso ser esse o caminho da descoberta e da compreensão.
Como bem afirma Fanny Abramovich:
”O ouvir histórias pode estimular o desenhar, o musicar, o sair, o pensar, o teatrar, o maginar, o brincar, o ver, o escrever(...)” [ABRAMOVICH, Fanny, 1995:23]
As leituras do curso sempre proporcionaram repensar a prática, me preenchendo com teorias e reformulando os conceitos que construí ao longo dos anos através do meu fazer diário. Por meio de interdisciplinas como a de Literatura, fui apresentada a novas estratégias pedagógicas que me estimularam a elaborar planejamentos, ao que observo na interação que tenho em sala de aula com meus alunos, cada vez mais produtivos.
A análise dos posts de 2007 me fizeram constatar que muitas das publicações foram um recorte bem fiel desta dupla caminhada: como aluna do curso de Pedagogia e como professora da rede pública de ensino.
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2 comentários:
Zi, bacana ler as reflexões em que avalias a prática pedagógica, estou gostando muito de conhecer e acompanhar a tua dupla caminhada como acadêmica e educadora. Continue sempre inspirada no fazer docente para estimular o educando.
Com carinho,
Grace Maria
E agora, te consideras uma boa contadora de históriaS? És uma boa ouvinte de histórias? Esse é um dos diálogos que se estabelecem ma sala. Um abração
Bea
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