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POSTAGENS
quinta-feira, 22 de novembro de 2007
MARÔ BARBIERI
Meus alunos de A30(2ª série) receberam dia 20/11 a escritora Marô Barbieri dentro do Programa da SMED “Adote um Escritor”. O Programa realiza-se, ao longo do ano, a partir da leitura de textos de determinado escritor, escolhido pelo coletivo de professores como o autor do ano para a escola. No decorrer do período ocorrem diversos movimentos que educadores, educandos e demais sujeitos podem criar a partir do universo sugerido pelo texto, ou seja, atividades variadas de leituras e escrituras de mundo. O momento culminante acontece com o encontro entre escritor e aluno. O Programa também contempla a visita das escolas da Rede Municipal de Ensino à Feira do Livro.
Marô foi encantadora com as crianças! Conversou com 3 turmas de cada vez. Contou uma história que ainda não está publicada ”Quem dança não faz lambança”.
Depois fez perguntas sobre a história, no formato “Show do Milhão”. As crianças participaram ativamente, respondendo as questões, indicando com os dedos qual a resposta certa:1,2,3 ou 4.
No final, foi aberto espaço para que as crianças fizessem perguntas à escritora num bate papo bem informal. Ela distribuiu pirulitos para todos, sugerindo: “A cada lambida, uma idéia na cabeça”!
A biblioteca oportunizou alguns kits com mais ou menos 15 obras da autora que circulou entre as turmas muito tempo antes da sua chegada. Os títulos eram: “Os olhos mágicos de João”, “O baile das portas”, “A bolinha que não rolava”, “Um país diferente”, “A princesa que não sabia chorar” e “Zica , a formiga-bruxa”.
Na sala de aula, a contação de histórias está sempre presente e faz muito sucesso.
O livro que as crianças mais gostaram foi “A princesa que não sabia chorar”. Uma história que se passa no fundo do mar e conta que a pequena sereia só aprendeu a chorar quando seu primeiro amor foi embora.
Depois da história, a prosa tomou o seguinte rumo: “E eu, quando é que fico com vontade de chorar?”
Esse assunto não é profundo demais?
Talvez...
Mas o que vi foram alunos que ficaram muito à vontade para falar e representar através de desenhos estes sentimentos com os colegas: saudade, dor, medo , perda e alegria. Sentimentos presentes naquela meninada.
Levo para dentro da sala de aula o aprendizado do PEAD que me inspira e estimula a contação de histórias.
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Um comentário:
Zinara, que tal disponiblizar no teu wiki oou aqui no blog alguns trabalhos deles? E quando elas ficam com vontade de chorar? Fiquei muito interessada.
Um abração
Bea
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