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POSTAGENS

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

CONTRIBUIÇÕES IMPORTANTES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO



O Movimento da Escola Nova, ao propor uma outra forma de compreender o processo de ensino e aprendizagem, apresentou propostas mais dinâmicas para a organização do espaço escolar, das atividades pedagógicas e dos próprios materiais didáticos utilizados.
Dentre os pensadores escolanovistas que se preocuparam com estes aspectos, destaca-se Célestin Freinet e Maria Montessori.

Os excertos abaixo representam seus anseios e preocupações com a educação “nova”:

“A escola já não prepara para a vida, já não serve à vida e está nisso a sua definitiva e radical condenação. Cada vez mais, a formação verdadeira das crianças, sua adaptação ao mundo de hoje e às possibilidades de amanhã se praticam mais ou menos metodicamente fora da escola, pois ela não satisfaz mais a essa formação” (Célestin Freinet – Para uma escola do Povo, 1896).

“As crianças, movimentando-se, deslocarão mesas e cadeiras, provocando barulho e desordem. Isso, porém, não passa de preconceito, análogo à crença que muitas gerações alimentaram sobre a necessidade de enfaixar os recém-nascidos e encerrar os bebês em caixotes para ajudá-los a ensaiar os primeiros passos; análogo, igualmente, à crença moderna de que, na escola, os bancos devem estar pregados no pavimento. Tudo isto se fundamenta na crença de que a criança deve crescer na imobilidade, e no exótico preconceito de que é necessário manter uma posição especial para que a educação se verifique proveitosa” (Maria Montessori – Pedagogia Científica, 1926)

As contribuições de Maria Montessori

Como vimos anteriormente, Maria Montessori (1870-1952) foi uma admirável educadora italiana que nos deixou importantes contribuições no campo pedagógico. Ao propor um método educacional que partia do concreto para o abstrato, Montessori criou ricos materiais lúdicos para as crianças, nos quais elas poderiam explorar desde as propriedades dos mesmos – tamanho, forma, cor, textura, peso, cheiro, barulho – até as atividades projetadas para desenvolver o raciocino lógico-matemático e a linguagem.
Muitas das contribuições de Montessori podem ser vistas até hoje em escolas montessorianas e não montessorianas, como é o caso do Material Dourado utilizado na construção da numeração decimal, e das classes, armários e banheiros proporcionais ao tamanho e à idade da criança.

As contribuições de Célestin Freinet

Enquanto Maria Montessori propunha uma educação mais “individualizada”, centrada na criança, Freinet (1896-1966) se dedicou à educação coletiva, cooperativa e voltada para alunos de meios populares. Preocupado em constituir uma pedagogia social, esse educador via na escola a possibilidade de formar cidadãos para o trabalho livre e criativo. É por isso que suas atividades estão, na maioria das vezes, voltadas para a criação de uma atmosfera laboriosa na escola.

Uma constante preocupação de Freinet era a aplicação de idéias de uma nova educação, uma pedagogia progressista, em meios populares. Sua realidade de trabalho, em Bar-sur-Loup , era bastante pobre, o que dificultava a utilização de materiais “sofisticados”, como os propostos por Montessori.

“Ele queria encontrar técnicas que pudessem ser utilizadas por todos, numa linha de interesse global da classe, sem causar problemas a nenhuma criança, respeitando o rendimento escolar de cada uma”, nos diz Sampaio (s/d., p.18). Como lema de sua conduta, Freinet baseava-se na afirmação de Decroly, de que “a criança é que nos deve conduzir”.

Muitas das atividades pedagógicas que fazemos na escola até hoje, como os “cantinhos de atividades”, aulas-passeio, imprensa escolar e correspondência inter-escolar” são idéias deste pedagogo francês.

Um comentário:

Simone disse...

Olá Zinara!
Trouxeste idéias bem importantes dos autores. Que tal colocar a referência de onde tiraste essas idéias? Caso alguém se interesse, sabe onde procurar. O que aprendeste de novo sobre Freinet e Montessori?
Um abraço, Simone - Tutora sede