***********************************

POSTAGENS

domingo, 28 de março de 2010

A LEI E A REALIDADE

Estou decepcionada com a Lei!
A lei prevê que a idade dos alunos com que devo trabalhar nessa etapa do curso de Pedagogia seja de até 10 anos, distribuídos em educação infantil e séries iniciais.
Tenho, no município de Porto Alegre, turmas de B30, cujas idades variam de 10 a 16 anos.
Não é uma contradição?
Não posso realizar o estágio com as minhas turmas pela questão legal. O curso não me habilita a trabalhar com essas turmas e o fato é que trabalho e vou continuar trabalhando!
Então, no período de 12 de abril a 11 de junho, estarei com uma turma que não conheço ainda, gentilmente cedida por uma colega da escola.
Vai ser difícil entregar meus alunos de B30 a essa professora, bem como acolher como “meus alunos” os alunos dela, dentro desse período.
Estou chateada e confesso um pouco desmotivada.
É um corte no ano, no trabalho e na proposta do curso.
É mais uma prova de que a academia anda muito aquém da realidade!

3 comentários:

Beatriz disse...

Zinara, eu não tenho dúvidas que a academia sempre é mais problema que solução, quando se trata de ações efetivas. No entanto minha amiga, temos que abstrair essa conclusão e tentar fazer uma bela limonada dos limões que recebemos. Quem sabe essa turma desconhecida te dê mais chances de criar algo novo, sem preconceitos de quem já conhece os limites e características dos alunos. Tens uma vantagem: quem não conhece pode tentar tudo para ir reajustando durante o processo. Já com turma mais conhecida os reajustes são iniciais e isso pode produzir um poda antes mesmo de que a flor apareça.
Além disso, és uma professora especial, com conhecimento forte e bem embasado, com amplas demonstrações anteriores de que era possível fazer trabalhos diferenciados. vamos lá!! estou á espera das tuas reflexões e considerações obre o que vens fazendo nessas semanas e o que tens deciberto e concluido agora nesses minutos finais do curso.
Um abraço
Bea

Kathia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kathia disse...

Ops deu problema, vou recomneçar.
Oi Zinara, passei por aqui pra me consolidar contigo. Também fiquei com esta dúvida. Tenho uma 4ª série, a última da escola, pois estamos no processo de eliminação delas. Minha turma é basicamente de 9 a 10 anos, mas tenho alunos com 14 anos. O que fazer com eles? Deixá-los de fora durante o estágio? É complicado esta questão de lei. E que lei é essa que obriga o aluno a estar na escola mas "poda" o futuro professor de estagiar com estas idades?
Um abraço, Kathia Seib