***********************************

POSTAGENS

quinta-feira, 1 de maio de 2008

BALANCE



O vídeo mostra a relação entre os habitantes de um universo em constante equilíbrio gerado pelos movimentos coletivos e de companheirismo desses seres que vivem em uma placa suspensa no espaço.
Num dado momento, movidos pela curiosidade, interesse e egoísmo, os habitantes disputam uma caixa que um deles encontrou e que produz um efeito sonoro bastante atrativo. No início, até esses maus sentimentos aflorarem, eles agem ainda em parceria, sustentando uns aos outros de forma a fazer um contrapeso em um dos cantos da placa, contrário ao local em que está a caixa. Eles sabem que é preciso haver equilíbrio entre eles para que cada um possa ter a sua vez de escutar os sons produzidos pela misteriosa caixa. Aos poucos, deixam que o desejo de posse pelo objeto, provoque desunião entre eles e um a um vai sendo eliminado do grupo. Até que o último fica sozinho com a caixa e percebe que não consegue manipulá-la, visto que é necessário um contrapeso que mantenha o equilíbrio da placa e possibilite que ele permaneça junto ao objeto.
Quando somos movidos por interesses individuais, nossas ações alteram o ciclo de vida do meio ambiente. Essas ações, semelhantes ao funcionamento do corpo humano, estão todas encadeadas. O universo funciona em harmonia, embora os seres humanos insistam em destruir esse equilíbrio natural.
Precisamos utilizar os recursos que o planeta oferece de forma equilibrada.
Vivemos num planeta onde as relações ecológicas formam uma cadeia. O rompimento de um elo dessa cadeia pode gerar conseqüências desastrosas. Os desequilíbrios ambientais gerados pelas ações dos homens têm destruído boa parte dos recursos naturais necessários à sua própria existência.

Um comentário:

Beatriz disse...

OI Zinara, fazendo a relação com a forma como aprendemos, não achas que esse vídeo diz muito? A cooperação é aqui a chave mestra e a forma como as pessoas se envolvem entre si em relação a um mesmo objeto de estudo está sensacional.
Como sempre teu blog está o máximo!!
Um abração
Bea