***********************************

POSTAGENS

quinta-feira, 19 de junho de 2008

CURIOSIDADE



Antes de haver escolas, os adultos ensinavam de forma competente as crianças. Mais tarde era também papel da família instruir sobre aquilo que era verdadeiramente importante: as coisas da vida. Os conhecimentos eram passados de forma oral.
Hoje é a escola que, de certa forma, desempenha essa função de transmissão de conhecimento. Percebe-se porém que não há uma preocupação em ouvir o que a criança tem para perguntar. Suas dúvidas emudeceram. Os professores não se dão conta de que as perguntas que elas fazem são tão sérias quanto as suas brincadeiras.
A escola desconsidera o mundo infantil quando não ouve os questionamentos dos alunos,
ou ainda, quando ouve a pergunta, mas já traz a resposta pronta.
O importante para que haja aprendizagem é justamente a desconstrução e a conseqüente substituição dos conceitos existentes.
Educar é estimular curiosidades, é provocar dúvidas, é fazer com que os alunos elaborem perguntas e reflitam sobre as respostas. É essa reflexão que desafia a inteligência.
É fácil entender porque a escola se tornou tão chata. Ela ficou desinteressante porque “calou” a curiosidade da criança. E é justamente esse encantamento, pelo que é simples e natural na vida, que motiva a aprendizagem.
O passo inicial é perceber a falta desses fatores tão essenciais, para posteriormente efetivarmos uma real mudança de atitude em sala de aula.

Nenhum comentário: