***********************************

POSTAGENS

sábado, 7 de junho de 2008

LUZ E SOMBRA

Realizei a atividade adaptada do artigo:
AS ATIVIDADES DE CONHECIMENTO FÍSICO: UM EXEMPLO RELATIVO À SOMBRA. de Maria Elisa Rezende Gonçalves e Anna Maria Pessoa de Carvalho. Faculdade de Educação/USP.
Levei para o pátio da Escola 10 alunos de B20(4ª série) para que pudéssemos encontrar sombras iguais com recortes diferentes e formar figuras diferentes das apresentadas. Surgiram figuras como “chapéu, guarda-chuva,gato,estrela”,etc.
Depois das “experimentações” todos concordaram que “é necessário haver luz para que haja sombra”;se sombra é o mesmo que escuro, foi uma questão que dividiu o grupo e provocou muitas discordâncias.
Os alunos colocaram que o claro e o escuro modificam nossas atividades, porque “à noite, no escuro, dormimos e de dia, é que é o momento de estudar, brincar, de fazer as coisas”.
Salientaram o eclipse como fenômeno da natureza que ocorre no claro e no escuro; colocaram que “a sombra das árvores não é igual durante o dia porque o sol se movimenta”.
Os alunos, com muita dificuldade, conseguiram construir o seguinte conceito a respeito de sombra:
“Sombra é um reflexo das imagens;qualquer objeto que ficar contra a luz, cria sombra;a luz é que faz criar a sombra.”

Um comentário:

Beatriz disse...

Nossa, achastes pouco? Gostei demais deles. Notastes que para eles claro e escuro é dia e noite? Algumas perguntas podem desafiar:
Podemos ter escuro de dia? Podemos ter sombras de noite? Por que será que é bom dormir no escuro?
Dá um belo trabalho, pois a noite serve para dormirmos porque o hormônio do crescimento trabalha bastante nesse momento. Na última veja tem uma boa reportagem.
Um abração
Bea