***********************************

POSTAGENS

domingo, 26 de outubro de 2008

Mészáros & Marx


Karl Marx enxergou a necessidade de uma prática de educação pública e gratuita a todas as crianças como medida para que novos pilares educacionais fossem construídos e implementados. Por visualizar a educação, dentro da sua utopia revolucionária, ele acabou identificando nesse tema uma valiosa arma que, segundo suas teorias, poderia ser usada em prol da emancipação da humanidade. A educação libertaria os seres da exploração e da submissão ao capital, o que fatalmente culminaria na existência de uma sociedade comunista. Ao escrever o Manifesto, ele deixa claro o seu pensamento sobre a educação e como ela deve ser levada em consideração na hora de elaborar estratégias de enfrentamento à opressão da burguesia.
Os ideais marxistas influenciaram e ainda influenciam diversos pensadores. Um deles, mais contemporâneo, chama-se István Mészáros. Suas idéias se assemelham às de Marx em vários aspectos. Ele acredita, por exemplo, que a educação deve ser sempre continuada, permanente em todos os momentos de nossa vida ativa. Defende a existência de práticas educacionais que permitam aos educadores e educandos trabalharem as mudanças necessárias para a construção de uma sociedade na qual o capital não explore mais o tempo de lazer, argumentando, tal qual Marx, que as classes dominantes impõem uma educação para o trabalho alienante com o objetivo de manter o homem dominado. Completa seu pensamento defendendo uma educação libertadora, que teria como função primordial transformar o trabalhador em um agente político, que pensa, age, e usa a palavra como arma para transformar a realidade.

Eis mais uma importante adição aos meus conhecimentos: a fusão de pensamentos que torna comuns algumas idéias de Marx e Mészáros no que se refere à educação. Conhecê-los e estudá-los foi uma experiência bem interessante.

Um comentário:

Vera disse...

Olá Zinara! Acrescenta as contribuições dos demais autores da ECS. Abraços, Vera