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POSTAGENS

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

MAX WEBER


Para Weber a organização social se forma a partir de relações entre dominadores e dominados. Em seu ponto de vista não há possibilidade de mudança nessas relações, pois essas seriam condições de ser para se inserir na vida social. Ele menciona diversas esferas da sociedade em que considera marcadas pelo uso velado ou acordado dos “senhores” e de seus “súditos” e deixa clara a presença de três tipos puros de dominação legítima: a legal, a tradicional e a carismática.
Weber cita a burocracia como exemplo de um dos modelos de ação dominante tecnicamente mais pura, embora faça a ressalva de que nenhum tipo de dominação é exclusivamente burocrático. Penso que esse seria o modo que mais interfere na educação. Uma hierarquia traçada a partir de uma “cabeça” que se inicia na esfera governamental e chega até o ambiente escolar, passando pelo corpo diretor, docente e finalmente alcançando o aluno. Nessa forma fixa de estrutura educacional, no âmbito somente da escola, há um contrato entre quem manda e quem obedece, embora sejamos todos SERVIDORES. Essa ação ainda se estende à relação professor/aluno, fazendo com que o ensino seja a reprodução de um conhecimento formulado, pronto e engessado. Essa dominação e obediência muitas vezes não permitem que a aprendizagem estimule uma reflexão que poderia desenvolver o pensamento, tornando o individuo menos subserviente possível.

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