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POSTAGENS

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE PARA ÉMILE DURKHEIM



A concepção de educação, para Durkheim, pode ser traduzida como uma ação exercida por gerações adultas sobre gerações infantis. Esse pensamento reconhece a educação como uma prática que deve garantir as condições de reprodução do modelo social vigente e deixa claro que é através dos adultos que as crianças terão esse processo garantido. Durkheim une as práticas educacionais à vida social, criando uma concepção em que defende que a grande função da educação seria a de adequar os indivíduos às necessidades sociais.
Dessa forma, cada sociedade, considerada em momento determinado de seu desenvolvimento, possui um sistema de educação que se impõe aos indivíduos de modo geralmente irresistível. Haveria então, em cada era social, um tipo regulador de educação. Pensando assim, vemos que os costumes e as idéias de cada período da história determinaram o tipo de educação necessária à sociedade e esse fato, bem como Durkheim reflete, não é criado individualmente. Aliás, o autor se refere ao passado da humanidade como a maior contribuição dada ao estabelecimento de um conjunto de princípios que governam a educação do homem contemporâneo.
Durkheim utiliza uma forma metafórica para reforçar o conceito de educação, comparando-a aos harmônicos e relativamente homogêneos corpos orgânicos. Para ele a plenitude das funções orgânicas se assemelha ao funcionamento da sociedade, o que teria, portanto, o objetivo de manter a ordem necessária para o equilíbrio das suas estruturas. A escola, nesse contexto, seria um reflexo dessa sociedade.

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