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POSTAGENS

sábado, 30 de maio de 2009

ESTÁDIOS DE DESENVOLVIMENTO SEGUNDO PIAGET


De acordo com Jean Piaget o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças das estruturas cognitivas, sendo cada uma constituída pela estrutura anterior.
Essas construções são denominadas por Piaget de estádios e o que determina se uma criança está em um ou em outro estádio, não será sua idade, mas as características cognitivas, sua maneira de pensar e de agir.
São eles:

Estádio Sensório-motor (0 a 2 anos) - a atividade cognitiva desse período baseia-se nas experiências imediatas através dos sentidos. Há ausência da linguagem; a busca visual é um comportamento sensório - motor. A aprendizagem se dá através dos sentidos e o ambiente externo afeta essa relação.
No recém nascido as funções mentais limitam-se ao exercício dos aparelhos reflexos inatos. Assim sendo, o universo que circunda a criança é conquistado mediante a percepção e os movimentos (como a sucção, o movimento dos olhos, por exemplo).

Estádio Pré-operatório (2 a 7 anos) – o pensamento da criança é marcado pela intuição, pela percepção imediata da realidade. Nesse estádio, a criança já é capaz de representar suas vivências e sua realidade.
A irreversibilidade do pensamento é outra característica desse período. A criança não compreende a reversibilidade das relações.
O pensamento da criança pré-operatório é egocêntrico porque há um desequilíbrio entre os processos de assimilação e acomodação; a criança não concebe uma realidade da qual não faça parte, devido à ausência de esquemas conceituais e da lógica.

Estádio Operatório–concreto (7 aos 12 anos) – é nesse período que adquire a capacidade de realizar operações lógicas de classificação e seriação, conservações físicas de substância, peso e volume e conservações espaciais de comprimento, área e volume e conceito de número.
Um outro aspecto importante neste estádio refere-se ao aparecimento da capacidade da criança de interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações mentalmente e não mais apenas através de ações físicas, típicas da inteligência sensório-motor. (se lhe perguntarem, por exemplo, qual é a vareta maior, entre várias, ela será capaz de responder acertadamente comparando-as mediante a ação mental, ou seja, sem precisar medi-las usando a ação física).

Estádio Operatório-formal (12 anos em diante) – é nessa etapa que a criança realiza raciocínios abstratos, não recorrendo ao contato com a realidade. É nessa fase que a criança pensa e formula hipóteses; capaz de formar esquemas conceituais abstratos e através deles executar operações mentais dentro de princípios da lógica formal.

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