***********************************

POSTAGENS

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

COBRAS EM COMPOTA


Em 2006, o Ministério da Educação concedeu a Índigo o prêmio Literatura para Todos pelo seu livro Cobras em Compota. Todas as escolas públicas do país receberam exemplares da obra.
A autora recorda memórias da infância, convidando cada um ao encontro com a fantasia, a imaginação e a divagação.
Sutileza, leveza e ironia são elementos presentes nos textos e têm a intenção de aguçar o seu olhar para os acontecimentos do cotidiano.

Transcrevo aqui um conto:

O pintinho e o analista

Um dos motivos por que não faço terapia
é por saber que lá pelas tantas o analista
vai perguntar:
“Qual é a sua primeira memória de infância?”
E como estarei pagando os olhos da cara,
vou me sentir na obrigação de dizer a verdade.
Mas como é que se diz: “sou eu correndo
atrás de um pinto”, sem abrir espaço
para as interpretações mais estapafúrdias?
Era um desses pintinhos amarelos de
feira. Naquela época crianças ganhavam
pintos quando iam à feira com suas mães.
Seu nome era José, e quando busco a mais
remota das lembranças, é esse pinto que
encontro. José correndo pela escada de incêndio,
e eu atrás, chamando por ele. José
some e eu volto para casa sem o pinto.
Dito isto, o analista vai tossir e fazer um
barulhinho do tipo:
“A-hã...”
Isto me irritará profundamente e eu começarei
a me explicar melhor, o que apenas
piora a situação.


*Que não é lógico; disparatado; incoerente.

3 comentários:

Rosane Beltrão disse...

Oi Zinara! Adorei sua visita ao meu blog, foi ótimo porque além de receber o teu carinho e atenção tive o privilégio de poder visitar teu blog que está muito interessante. Bjs e um ótimo retorno também para ti.
Bjs

Tatiana Gomes disse...

OI...ZINARA!!
OBRIGADO PELA VISITA!!
TAMBÉM TE DESEJO UM ÓTIMO RECOMEÇO...E VAMOS LÁ RUMO AO 7º.
ahhh ..NÃO PRECISA DE ANALISTA TU FAZ PEAD...BOBA!!RS..RS..RS

sociologia em foco disse...

zinara eu li o livro cobras em compotas e adorei!!!espero que vc faça muito sucesso em sua carreira,se puder me convida no e-mail.meu e-mail é:danynascil@gmail.com.beijos daniela,moro em cascavél...