
Jan Amos Comênio (1592-1670) é o "pai da Didática"
Professor, pastor e bispo da sua comunidade religiosa, ele teve uma produção literária impressionante, em torno de 150 trabalhos e livros, e ficou conhecido na Europa inteira. Inicialmente como professor de latim, a língua franca da época, ele desenvolveu um novo sistema para ensinar língua estrangeira.
Outra obra importante foi seu livro didático, o "Orbis Sensualium Pictus" (o mundo desenhado), no qual ele juntou gravuras, frases simples, sons e letras para a alfabetização e frases em latim para que os alunos pudessem, com um único livro, aprender a ler, escrever e conhecer o mundo a partir da visualização. Este livro foi utilizado nas escolas por mais de 100 anos.
A grande obra pedagógica, porém, foi a "Didática Magna" (1657), inicialmente escrita como "Didática checa", na qual ele desenvolveu suas idéias sobre o ensino. Já no prefácio,
Comênio revela seu interesse pelo método: "A proa e a popa da nossa Didática será investigar e descobrir o método segundo o qual os professores ensinem menos e os estudantes aprendam mais”.
Quatro pontos importantes das idéias de Comênio:
1.A consideração do aluno
2.O ensino igual para todos
3.O realismo do ensino
4.Bom relacionamento entre professor-aluno
As idéias de Comênio não parecem tão distantes, não é mesmo?
Fonte de pesquisa
Texto 3: DOLL, Johannes; ROSA, Russel Teresinha Dutra da. A metodologia tem história. In: _______ (orgs.). Metodologia de Ensino em Foco: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFRGS, 2004, p.26-29.
2 comentários:
Oi vim retribuir a visita.Dizer que eu prefiro deixar marcas,pois passar nessa vida sem deixá-las deve ser triste.Mas o fato que mexeu com as emoções o texto e quando isso acontece é sinal que algo em nós está mudando.Bjs amadinha.JU
Oi querida! Também passei para te desejar um ótimo semestre com todo sucesso que todas (os) nós merecemos. Muito Obrigada pela visita e parabéns pelas tuas produções. Eu ainda estou um pouco fora do ar. São tantas emoções!!!
Bjus. RÔ
Postar um comentário