***********************************

POSTAGENS

domingo, 16 de maio de 2010

WIKI DOS ALUNOS


Nessa semana que passou os alunos da turma com quem estou fazendo estágio passaram a utilizar o wiki como uma ferramenta a favor da construção da aprendizagem colaborativa.
Já havia previamente aberto as páginas deles e colocado um último trabalho realizado após uma contação de história.
Ainda na sala de aula expliquei como acharíamos a página e como teríamos acesso a ela, ressaltando não ser um espaço público.
Na sala de informática os alunos se mostraram familiarizados com as máquinas e logo conseguiram perceber os diferentes espaços a serem visitados.
Nesse primeiro momento eles foram convidados a comentar os trabalhos dos colegas.
No próximo encontro eles irão editar suas páginas, tornando o trabalho mais autoral.
O wiki é uma ferramenta que está baseada na escrita compartilhada e participativa, trazendo em si pressupostos construtivistas porque, através dele, os alunos podem construir seus conhecimentos, transformando-os de prévio em novo conhecimento.
Esse é um estágio interessante do meu trabalho, pois, as teorias vistas e revistas nesses quase quatro anos de PEAD me mostraram uma maneira nova de realizar as antigas propostas. Além do que, o acesso a tecnologia, legado também do curso, e o uso consciente dessa ferramenta, principalmente nas atividades coletivas, tornaram as minhas aulas mais empolgantes tanto para mim, quanto para os alunos.

Um comentário:

Beatriz disse...

é o tipo de reflexão que estamos querendo. valeu Zinara!! Já etsive no teu wiki e foi muito legal.
Um abraço
Bea