***********************************

POSTAGENS

domingo, 11 de outubro de 2009

AS HISTÓRIAS QUE AS CRIANÇAS CONTAM


As histórias que as crianças contam são um dos elementos mais importantes para o seu desenvolvimento cognitivo e afetivo.
A criança quando narra uma história está trazendo a tona um universo de experiências acumuladas em situações diárias, bem como misturando fantasia e realidade, de maneira a construir sua própria maneira de lidar com as coisas.
Como é a linguagem que organiza o pensamento, é essa narrativa que vai contribuir para que a criança compreenda o mundo em que vive e para que elabore os seus sentimentos.

Abaixo, leia a transcrição de uma pequena história contada por Caroline que tem 6 anos. Caso queira escutar, clique aqui .

Aladim tinha 4 desejos a causar inveja um gênio chamado Abul para realizar seus desejos. Aladim estava apaixonada pela princesa Jasmine que só poderia se casar com um príncipe. Então ele pediu ao gênio transformar em príncipe e ele ficou um príncipe. E depois pediu ao seu pai dar a mão da sua filha para se casar “alela” e depois no tapete voador levou ela e depois um beijo de amor e depois viveram felizes para sempre.


Caroline, ao contar a história, mostra uma postura letrada, pois mesmo sem saber ler, conta a história pausadamente, como se estivesse lendo. Ela traz elementos de narrativas que já ouviu em relatos cotidianos ou em histórias contadas por adultos. Aliás, é o adulto o seu modelo na forma de se comunicar.
Ao ouvir essa narrativa o professor poderia ter perguntado algumas questões sobre a história, por exemplo, sobre os outros desejos de Aladim. O papel do professor nesse processo é fundamental, pois é importante que haja uma relação de cumplicidade entre a criança e seu interlocutor. Ele deve embarcar na fantasia da criança, pedindo mais detalhes e principalmente acreditando no quanto é saudável e necessário esse jogo de “verdade e mentira” que a criança traz nas suas narrativas

Um comentário:

Simone disse...

Olá Zinara!
É interessante observar como as crianças são criativas e misturam fantasia e realidade nas histórias que contam, expressando seus medos, desejos...
Costumas trabalhar com histórias na tua sala de aula?
Um abraço, Simone - Tutora sede