***********************************

POSTAGENS

domingo, 20 de junho de 2010

A PESQUISA EM SALA DE AULA

O experimento do feijão, aquele de colocar o grão num algodão molhado e acompanhar o crescimento, pode ser levado para a sala de aula com o intuito de despertar o desejo da investigação, da pesquisa.
O processo de pesquisa se estabelece como norteador do trabalho. O processo de educação pela pesquisa inicia pelas perguntas produzidas em sala de aula, e tem como objetivo fazer os envolvidos no processo agregar novos saberes aos conhecimentos que já trazem. Aborda também o papel do professor como mediador nesse processo, pois deixa de ser o único detentor do saber e acarreta uma nova postura no aluno, que deixa de ser um simples receptor de conhecimentos.
Para saber o que vai acontecer, vamos observar, nas mais diferentes situações:
-sem luz e com água
-sem luz e sem água
-com luz e com água
-com luz e sem água
Os alunos olham todos os dias e molham, quando necessário. Arriscam palpites e formulam hipóteses.
Através desse processo de descobertas, há uma reconstrução do conhecimento já existente, gerando assim novos significados.


Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Olá Zinara!
Agora estarei junto às professoras do Seminário Integrador 09 para acompanhar o teu Blog.
Com carinho,
Grace Maria