***********************************

POSTAGENS

terça-feira, 7 de setembro de 2010

OLHAR PARA TRÁS


É interessante passear pelos posts mais antigos do blog e enxergar o crescimento contido na minha trajetória. Poder ver a maneira “verde” com que eu utilizava a ferramenta em relação ao curso.

No curso, sempre houve uma orientação para tentássemos ver as mesmas coisas de um outro modo, quebrando paradigmas, questionando as velhas certezas, aprendendo a distinguir concepções ingênuas dos saberes científicos.

Em 2007, ano de início no PEAD, utilizava o blog para “postagens pessoais”, ou seja, fazia publicações que falavam de mim, dos momentos pelo qual eu estava passando e o que andava pensando. Não havia uma conexão entre o que estava sendo desenvolvido no curso e a minha prática docente. Com o tempo, o suporte e o norte dos(as) professores(as) do PEAD, fui me dando conta de sempre fazer links entre teoria e prática.

Só agora, revendo todo o percurso que fiz, vi que à partir de outubro de 2007, publiquei minha primeira postagem significativa: um vídeo registrando um momento de expressão corporal dos meus alunos, levando para a sala de aula as aprendizagens do curso. Essa teve até um marcador: Portfólio/Teatro.

Em novembro esse processo foi amadurecendo ainda mais e finalmente ficou consolidada a minha percepção do blog como um espaço autoral de socialização e aprendizagem. Daí em diante muitas postagens vinculando a aprendizagem ao exercício profissional.



2 comentários:

Grace Milcharek disse...

Oi Zi!
Fico contente por estar acompanhando este crescimento e poder crescer também contigo.
Foi e está sendo um desafio quebrar paradigmas e questionar velhas certezas e aprender que são provisórias. O link para a primeira postagem é interessante, pois cativa o leitor a continuar e mais ainda com marcador, muito bom. Gostei do “Quem sou eu”, muito inteligente e criativo.
Com carinho,
Grace Maria

Iris disse...

Olá, Zinara

Vou te acompanhar neste semestre junto com a Grace.
Vejo que segues tendo muitos acessos ao blog e imagino que este retraçar do percurso realizado vai te ajudar a compreender o que atrai a atenção dos internautas. Desejo muitos insights neste teu olhar para trás.
Abra@os, Iris