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POSTAGENS

segunda-feira, 7 de junho de 2010

SOB O OLHAR DE PIAGET


A aula presencial dessa semana foi muito esclarecedora, no sentido de definir o referencial teórico com que iremos sustentar nossa prática.
Consegui compreender que as reflexões que venho fazendo precisam ter uma espécie de “diálogo” com o autor escolhido.
A partir de então vou procurar justificar as minhas práticas pedagógicas com as contribuições que Piaget trouxe para a educação.
O autor não aponta respostas sobre o quê e como ensinar, mas permite compreender de que forma a criança aprende, fornecendo um referencial para a identificação das possibilidades e limitações.
Assim, o professor deve ter uma atitude de respeito às condições intelectuais do aluno e um modo de interpretar suas condutas verbais e não verbais para poder trabalhar melhor com elas.
Para explicar como o sujeito constrói conhecimentos, Piaget recorreu à psicologia como campo de pesquisa. Elaborou a teoria psicogenética na qual mostrou que a criança passa por mudanças qualitativas, que ele denominou como Estádios de Desenvolvimento.
Segundo Piaget, o conhecimento não pode ser concebido como algo predeterminado desde o nascimento, nem como simples registro de percepções e informações. O conhecimento é conseqüência das ações e das interações do sujeito com o objeto de conhecimento, seja do mundo físico, seja do mundo da cultura, ou seja, é uma construção que vai sendo elaborada desde a infância.

Ao longo dos anos, venho confirmando algumas das afirmações de Piaget: a necessidade de vínculo com aluno, o trabalho em grupo e a construção contínua do conhecimento.

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