***********************************

POSTAGENS

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ESTÁGIO


O estágio curricular do curso de Pedagogia à Distância aconteceu no 8º semestre com o objetivo de nos encaminhar à efetiva prática docente.
No PEAD somos todos alunos-professores, portanto, o requisito obrigatório de estágio pôs em prática tudo o que lemos e teorizamos no decorrer desta graduação. Ao meu ver, essa foi a disciplina mais difícil, pois nos levou à efetiva desconstrução do saber. Mexeu bastante na maneira com que nós, educadores, trabalhávamos em sala de aula. Creio que, em muitos casos, tenha ocorrido, inclusive, uma sôfrega ruptura no formato de ensino, enrijecido por um modelo pronto para ser despejado nos alunos.

Experimentar, repensar, refletir foram algumas das ações que estiveram sempre presentes no meu planejamento para o estágio. Experimentar uma Arquitetura Pedagógica, repensar a velha prática, refletir sobre o que acontece, permitir a mudança. Como bem disse o mestre da educação, Paulo Freire (1996), devemos nos convencer de que “(...)ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”. Foi com essa perspectiva que iniciei o estágio em turma de 4ª série (B20).

Meu planejamento no projeto consistiu em proporcionar atividades e situações que “desequilibrassem” o saber do aluno, fazendo assim com que ele construísse novos conhecimentos. Tentei levá-los à compreensão da realidade de forma ampla, possibilitando que, nela, interferissem de maneira mais consciente.

Não sendo possível ignorar aquilo que é convencionado pelo coletivo da escola como conteúdos, habilidades, competências pertinentes ao ano-ciclo, optei pelo caminho da tecnologia como ferramenta de apoio, para sair do lugar-comum.
Percorri durante 9 semanas, de abril a junho de 2010, tortuosos caminhos com o pequeno grupo de alunos que recebi para as aulas que integraram o meu estágio.

muitas postagens que traçam essa trajetória, pois escrevia semanalmente um pequeno relato, dos fatos mais importantes ocorridos durante esse período.
Como já disse, foi o momento de colocar em prática os aprendizados do curso e sinto que aproveitei ao máximo essa oportunidade. A prova é que, das vivências do estágio, brotou o tema do meu TCC.

2 comentários:

Professora Lu disse...

Saudades do meu tempo da faculdade, apesar de todo o stress que vivi!
É sempre bom , pensar, repensar... mudar....
E não há nada mais fascinante que nosso dia-a-dia dentro de uma sala de aula!
Beijos

Grace Milcharek disse...

Oi Zinara!
Bacana foi viajar pelo teu Blog e perceber que a trajetória do curso PEAD muitas construções, como também, desconstruções dos saberes aconteceram para culminarem a efetiva prática docente, o Estágio.
Parabéns pelo trabalho!

Com carinho,
Grace Maria