***********************************

POSTAGENS

terça-feira, 2 de novembro de 2010

LINGUAGEM E EDUCAÇÃO


A disciplina de Linguagem e Educação em 2009/2 nos preencheu de elementos que tornaram possível examinar os conceitos de alfabetização e letramento, bem como analisar as diversas práticas e contextos que envolvem esses assuntos. Dessa forma, planejamos atividades coerentes com as leituras realizadas.

A postagem "Falando de Letramento" foi uma reflexão feita a partir de uma leitura que trata de Modelos de Letramento. O texto aborda a crescente preocupação em estudar, explicar e teorizar o fenômeno social chamado letramento.

Na postagem intitulada “As histórias que as crianças contam” há uma narrativa bem interessante de uma menina de seis anos que já mostra uma postura letrada mesmo sem saber. A criança quando narra uma história está trazendo à tona um universo de experiências acumuladas em situações diárias, e misturando fantasia e realidade, de forma a construir sua própria maneira de lidar com as coisas.

Como é a linguagem que organiza o pensamento, é essa narrativa que vai contribuir para que a criança compreenda o mundo em que vive e para que elabore os seus sentimentos.

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Oi Zinara, tuas reflexões vem ao encontro das postagens anteriores, com a qual relacionas muito bem os conceitos com a interdisciplina de Linguagem e Educação, revendo teus pensamentos e aprendizagens que proporcionaram um novo olhar para tua prática pedagógica, não é mesmo!

Com carinho,
Grace Maria