***********************************

POSTAGENS

quinta-feira, 27 de março de 2008



A BOCA
Vou aproveitar a provocação de Marisa Eizerick para trazer à cena as obras de uma famosa e talentosa artista gaúcha que faz suas figuras humanas sem boca. Leia o que, o não menos talentoso, Moacyr Scliar diz:
“As figuras obrigam à interrogação, ao questionamento. E o detalhe ubíquo e inquietador: a boca obliterada, dissipada como que por encanto. É então uma dupla mudez: o silêncio desta arte, feita em silêncio; e a mudez imposta por Clara Pechansky às suas figuras.”

Novas pinturas e desenhos compõem a exposição “Cenários Revisitados”, que Clara Pechansky inaugura dia 25 de março, às 20 horas, na Galeria CasaArte, à rua Cel.Bordini, 920.

A mostra vem apresentada por Luis Fernando Veríssimo:
“São sempre figuras humanas em primeiro plano, mas o fundo nunca é apenas o fundo. As figuras se integram ao segundo plano mesmo quando o contraste do seu volume e da sua cor com o fundo é nítido: estamos sempre integrados ao que, em nossa volta, é evocativo, seja num cenário que lembra a infância, ou um detalhe que representa um mundo...”
“Desta vez as tradicionais figuras mudas da Clara são ouvidas. Muitas tocam instrumentos. E o que emana das cores, dos contrastes e do contraponto de planos destes quadros é uma vibração decididamente musical”.

Um comentário:

Daiane Grassi disse...

Olá Zinara, percebi que já esteves por aqui reativando teu blog neste início de semestre, teu espaço de registro e histórico peadiano! :-) Vamos lá então, temos até segunda-feira para postar a sua análise do portfólio final e análise comparativa da apresentação! Que relações consegues estabelecer a partir do que foi apresentado naquele dia por você com as apresentações de teus colegas?! Passo por aqui até lá, ok?! Um abraço, Daiane