***********************************

POSTAGENS

sábado, 29 de março de 2008

LINHA DE TEMPO

O primeiro passo foi fazer a leitura recomendada: INFORMÁTICA EDUCATIVA NO BRASIL: UMA HISTÓRIA VIVIDA, ALGUMAS LIÇÕES APRENDIDAS de Maria Candida Moraes.
Depois, foi necessário desenvolver uma linha de tempo, na qual foram colocados os principais itens do texto relacionando com os principais fatos de minha vida pessoal.
Realizar esse trabalho foi bastante interessante, pois foi possível conhecer os fatos que circundam a história da informática educativa no Brasil.
Uma reflexão interessante sobre a atividade, foi perceber que, embora recente, a trajetória da informática educativa evoluiu de forma muito rápida.
Outra questão a considerar é a de que é necessária vontade política combinada ao poder de decisão, para que os projetos efetivamente saiam do papel.
A última etapa do trabalho foi visitar três linhas de tempo nos blogs dos colegas e publicar um comentário sobre essas construções.
Percebi que cada um dos colegas, pensou essa construção de um modo diferente: um deu mais ênfase a sua vida do que aos fatos da informática educativa: outra colocou os fatos de sua vida “escondidos” atrás dos fatos da história da informática educativa e por fim uma que conseguiu dosar entre história de vida e história da informática.
Uma questão que considerei importante nas três visitas foram as imagens. Fica bem mais interessante quando podemos ler um texto relacionando-o com uma imagem publicada.
E por fim, gostaria de ressaltar a importância desse tipo de trabalho. Possibilita que as pessoas se aproximem, mostrando os fatos marcantes de sua vida através da Linha de Tempo!
Visualize minha linha do tempo clicando aqui

4 comentários:

Jaqueline Ferreira disse...

Oi,Zinara,amiga!
Estou passando para completar a tarefa de tecnologia.Gostei muito da tua linha do tempo,a maneira diferente ,simples e resumida como relataste os fatos históricos mas com consistência. Por falar em consistência,adorei as fotos (os filhos fofíssimos,o"inter"!! e a tradicional torre alimentar de que tenho que lembrar a cada dia...).Como sugestão ,será que não teria nenhuma imagem para ilustrar os outros textos? Se colocaste,pelo menos quando abri não apareceu. Outro fato que comprtilho contigo é o que postei para Joci :será que deveríamos postar fatos da nossa vida somente nos anos em destaque do texto ? Acredito que podemos abrir mais este leque,pois nem sempre os fatos importantes de nossa vida ocorreram exatamente nos anos dos fatos importantes indicados no texto.Bem,apenas relatei o que observei,isso não quer dizer que esteja certo,cabe aos professores avaliarem mais profundamente de acordo com os ojetivos que eles desejam que alcancemos. Deixo aqui um grande abração ,muitos beijos e o convite para passar no meu blog e sentir- se à vontade para analisar e deixar seu recado.Jaque.

Tatiani Roland disse...

Oi Zizi!
Como outrora te falei a linha do tempo que construiste ficou ótima, diria até que perfeita. As imagens, a maneira direta de ressaltar os tópicos mais importantes. Lendo os tópicos da tua linha e da Jaque fiquei vendo o quanto poderia ter sido mais completa a minha, não tanto por informação, mas com imagens antigas como as que vocês colocaram. O trabalho ficou super rico. Parabéns!!!!!!

Unknown disse...

Olá Zi!
Fiquei encantada com teu trabalho! Tens uma maneira toda especial de escrever teus relatos. Foste criativa e detalhista. As imagens que colocaste, apesar de não serem em grande número, ilustraram bem os fatos que narraste. Conhecendo tua linha do tempo, pude perceber que eu poderia ter, assim como comentaste em meu blog, ido um pouco além. Entretanto, imaginei que seria necessário linkar os fatos marcantes de minha vida com os mais importantes da informática na educação, obedecendo rigorosamente estas datas. Falha minha! Parabéns! Bjs. Joci

Sora Márcia disse...

Oi Zinara!
Acabei de ver a sua linha do tempo, achei muito boa.
Como as colegas já disseram, você soube descrever de forma objetiva e clara os principais fatos, tanto da história da informática no Brasil quanto da sua vida.
Bjs
Márcia