***********************************

POSTAGENS

sexta-feira, 24 de abril de 2009

CINCO CABEÇAS PENSAM MUITO

As imagens indianas são coloridas e muito bonitas. Elas enchem meus olhos de vida e movimento!
A imagem de Brahma com suas cinco cabeças me levou a nova atividade sobre Projetos de Aprendizagem. Escolhemos quem serão nossos parceiros de trabalho.
No primeiro PA, os grupos foram formados pela questão que cada um levou, isto é, havia uma afinidade temática.
Agora, os grupos estão sendo formados por afinidade entre as pessoas.
Um novo grupo se forma. Só que agora as pessoas se procuram porque acreditam que juntas possam construir algumas aprendizagens.
É isso: acreditamos que podemos aprender juntas!
Para que essa aprendizagem se concretize, vamos realizar acomodações nas estruturas já existentes para assimilar as novidades!
Conhecimento é isso.
Vamos estabelecer relações entre o novo e o velho, assimilando o novo e transformando o velho, produzindo indefinidamente novos conhecimentos.
Se uma cabeça sozinha pensa muito, imagina a produção intelectual das cinco?

Para saber mais sobre a imagem


O Hinduismo é uma das religiões mais antigas do mundo.
Os hindus são politeístas (acreditam em vários deuses).
São os principais: Brahma (representa a força criadora do Universo); Ganesha (deus da sabedoria e sorte); Matsya (aquele que salvou a espécie humana da destruição); Sarasvati (deusa das artes e da música); Shiva (deus supremo, criador da Ioga), Vishnu (responsável pela manutenção do Universo).
Brahma é representado com quatro cabeças, mas originalmente, era representado com cinco. O ganho de cinco cabeças e a perda de uma é contado numa lenda muito interessante. De acordo com os mitos, ele possuía apenas uma cabeça. Depois de cortar uma parte do seu próprio corpo, Brahma criou dela uma mulher, chamada Satrupa, também chamada de Sarasvati. Quando Brahma viu sua criação, ele logo se apaixonou por ela, e já não conseguia tirar os olhos da beleza de Satrupa.
Satrupa ficou envergonhada e tentava se esquivar dos olhares de Brahma movendo-se para todos os lados. Para poder vê-la, ele criou mais três cabeças, uma à esquerda, outra à direita e outra logo atrás da original. Então Satrupa voou até o alto do céu, fazendo com que Brahma criasse uma quinta cabeça olhando para cima. Foi assim que Brahma veio a ter cinco cabeças. Da união de Brahma e Satrupa, nasceu Suayambhuva Manu, o pai de todos os humanos.

Nenhum comentário: