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POSTAGENS

domingo, 5 de abril de 2009

Educação Especial


No âmbito da educação inclusiva, um fator de grande importância é o espaço, o ambiente e os recursos que devem ser acessíveis e responder às necessidades de cada aluno. Portanto, a acessibilidade dos materiais pedagógicos, dos espaços e o investimento nos profissionais que fazem a educação, criam condições para que o aluno com necessidades especiais participem do processo educativo dentro da escola regular.
Uma nova questão está posta: não cabe ao aluno se adaptar à escola, a escola é que deve se adaptar às exigências de toda a sua comunidade.
Para tanto é necessário que a escola se torne inclusiva, não só na estrutura física, mas nas práticas de ensino.
Trabalhava em uma Escola Municipal de POA há alguns anos atrás, com uma turma de A30, em que um dos meninos era cadeirante. A escola, antiga na rede, tinha construções antigas de madeira ainda, que eram ligados por degraus. A escola fica em um morro do bairro Partenon. O menino que era assíduo às aulas, não freqüentava o refeitório, porque esse ficava localizado longe do acesso principal. Na hora da refeição, o menino ficava sozinho na sala de aula, às vezes desenhando, às vezes olhando algumas figuras (ele ainda estava em processo de aquisição da escrita). Um pequeno exemplo do quanto a escola pode incluir sem ser inclusiva, sem proporcionar inclusividade.

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