***********************************

POSTAGENS

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

PROJETOS DE APRENDIZAGEM



Para que pudéssemos vivenciar a prática dos Projetos de Aprendizagem, nos foi oferecida a possibilidade de um mergulho nas nossas curiosidades mais profundas. Fomos instigados a pensar sobre aquilo que, sem nos dar conta, desconhecíamos. E levamos para a aula presencial nossas indagações. Os caminhos estavam traçados, mas faltavam as descobertas... porque a construção do conhecimento se dá na procura pelas respostas, na pesquisa e nas redes cooperativas de aprendizagens.

Construímos um mapa conceitual utilizando um software específico.
Aprofundamos as pesquisas sobre a música e sua influência no comportamento das pessoas e, principalmente, pudemos comprovar certezas provisórias e nos livrar das dúvidas temporárias...
Ou como bem disseram nossas professoras Íris e Bea em artigo intitulado Revisitando os Projetos de Aprendizagem, em tempos de web 2.0:

"Nesse processo, essencialmente provocativo, a chave do sucesso está nas diferentes formas de observação do mundo: quanto mais formas de olhar e ver (há aqueles que olham e não vêem), mais chances eles têm de identificar as discrepâncias, semelhanças e lacunas em seus conhecimentos, que podem provocar um movimento investigativo".

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Olá Zinara!
Neste V semestre na interdisciplina do Seminário Integrador o aprendizado foi surpreendente, fez com que buscassem respostas para as “dúvidas temporárias” e tirassem definitivamente da gaveta as “certezas consolidadas” para tornar-se “certezas provisórias” e ser um professor “pesquisador” em busca do novo conhecimento.
Parabéns por ser esta educadora da inovação!
Com carinho,
Grace Maria