***********************************

POSTAGENS

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

EDUCAÇÃO ESPECIAL


A disciplina de Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais oportunizou algumas leituras e discussões sobre a retrospectiva histórica da educação especial, as políticas públicas brasileiras em educação especial, o aluno com necessidades educacionais especiais, bem como práticas pedagógicas em educação especial.

Fiz uma postagem significativa em abril de 2009, que trata da importância de fatores como ambiente, espaço e recursos necessários às práticas inclusivas dentro da escola.
Ressalto no texto que, mais importante que as mudanças na parte física da escola, são as mudanças nas práticas de ensino.

É a escola que deve se adaptar as novas realidades e não o contrário, em que o aluno de inclusão precisa se adaquar à instituição.

Ao tocar nessa questão, o curso traz para dentro da universidade uma situação que há muitos anos habita as salas de aula da rede pública municipal de Porto Alegre. Foi muito importante esse debate da teoria com a prática, pois nos fez enxergar o aluno com necessidade educacional especial sob uma outra perspectiva.

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Está muito interessante a postagem Zinara, consegues trazer evidências reflexivas vividas neste semestre e os estudos teóricos proporcionam um aprofundamento neste processo de aprendizagem para novas práticas

Com carinho
Grace Maria