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POSTAGENS

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

RUGENDAS

A aprendizagem artística trabalhada em sala de aula tem como função desenvolver no aluno a competência para criar, interpretar e refletir sobre a arte.
A disciplina de Artes Visuais tem possibilitado levar essa reflexão para dentro da minha sala de aula.
Tudo começou com a necessidade de pensar em um projeto de artes que pudesse ser aplicado em uma turma de 4ª série (B20).
Para o último trimestre do ano, as professoras das turmas de B20 da escola em que trabalho, pontuaram a necessidade do estudo mais aprofundado, no que diz respeito à presença do negro na formação do estado do Rio Grande do Sul.
No livro didático de história, que os alunos usam em aula, no capítulo que trata sobre a escravidão, havia a imagem “Navio Negreiro” de Rugendas. Essa imagem foi o começo de um longo caminho...



A partir daí, levei outras obras do artista que retratavam a mesma temática e passamos a pesquisar (quem era, o que fazia aqui, ...) e principalmente observar, refletir e fazer relações com a história. “Que realidade é essa que o artista quer mostrar?” Esse foi nosso ponto de partida para muitas descobertas. Outra questão explorada com os alunos é o que diz respeito à percepção do artista sobre a contradição entre o prazer e o trabalho escravo. Música, afeto e dança, tão bem retratados pelo artista, se contrapõem à escravidão. Fizemos relações entre o trabalho nos dias de hoje e o direito ao lazer.
Rugendas nos oferece ainda algumas gravuras em que se percebe a presença de jogos entre os negros. Traçamos paralelos entre as brincadeiras de ontem/hoje.
Levando a arte para dentro da aula de história ou levando a história para dentro da arte, fazemos teias e entrelaçamos saberes e conhecimentos!

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