***********************************

POSTAGENS

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Ando feito um detetive! Pelo menos é assim que me sinto: investigativa e analítica! E isso não é obra do acaso, é exigência do PEAD e de duas queridas professoras que me obrigam a pensar dessa forma o tempo todo e fazem meu olhar se voltar, da forma mais analítica possível, para aquilo que tenho construído nesse caminho.
Para ajudar nessa análise das minhas próprias construções, nesse momento passo a olhar para a construção alheia e a opinar analiticamente, sobre como foram utilizados argumentos/evidências no relato .
Achei o projeto interessante por que essa questão dos idosos não conseguirem utilizar os equipamentos eletrônicos, principalmente os caixas de banco, tendo que confiar em estranhos, sempre me chamou a atenção. E pior, nem sempre os bancos disponibilizam funcionários para cumprir esse papel.
O grupo foi formado por pessoas que realmente necessitavam dessa inclusão e isso foi muito positivo.
Uma outra questão (vide 2 postagens anteriores) é que, se é para acrescentar alguma coisa, antes tarde do que mais tarde!
A seguir algumas considerações:

Quanto aos indícios ou evidências de onde, como e quem participou da experiência:

As pessoas que participaram desse projeto, foram pessoas com mais de 55 anos e que cursaram até a 4ª série. A experiência durou três meses mas não há indícios sobre a freqüência (como) e o local das aulas (onde).

Quanto aos argumentos do relator acerca da relevância da experiência e dos resultados dela;
O relator traz como argumento, para justificar a importância da experiência, a questão dos idosos não saberem utilizar os equipamentos eletrônicos do mundo moderno. E, para mostrar os resultados do projeto, coloca a troca de e-mails, a navegação na web, a utilização dos aparelhos eletrônicos e até aquisição de computadores pelos alunos.

Analisar e comentar as evidências e argumentos que facilitam ou não a clareza da apresentação das intenções do professor e das ações dos alunos bem como a compreensão do processo relatado.
O relator não deixa claro como eram as aulas. Fiquei me questionando onde as 9 pessoas se encontravam? Havia um equipamento para cada um? Todos os dias? Uma vez por semana? Poderia também ter detalhado mais sobre como se deu o aprendizado em relação aos outros equipamentos, como o caixa eletrônico e telefone público, bem como ter mostrado quais foram as dificuldades dos alunos em relação à língua estrangeira. Outro questionamento foi em relação à navegação na web. Acho esse termo vago demais e sugere interpretações.

Um comentário:

Beatriz disse...

Zinara querida, estou maravilhada com a tua mudança!!! Aliás, a frase que colocas cabe inteirinha aqui: antes tarde do que tarde. Imagino que vais ter dificuldades com o Portfólio em termos de seleção. Tudo está muito interessante.
Um abraço
Bea