***********************************

POSTAGENS

quarta-feira, 21 de novembro de 2007


A língua das Mariposas

José Luiz Corda, cineasta espanhol, retratou com grande êxito os primeiros passos do menino Moncho (Manuel Lozano), de sete anos - nessa grande aventura que é ingressar na escola - através de seu filme “A Língua das Mariposas”.
A narrativa tem como foco a relação professor-aluno, estabelecendo a imagem do professor humano, caloroso, próximo e paciente. Nos mostra a atitude do profissional da educação como aquela do erudito, que lê, pesquisa, conversa regularmente com muitas pessoas e é admirado pela comunidade.
O filme nos mostra Don Gregório (o professor) como uma figura ímpar dentro do contexto educacional. Faz com que a aprendizagem seja fonte de prazer e de crescimento e a liberdade como função primeira da educação.
É por meio de uma prática reflexiva, às vezes solitária, às vezes grupal, que o professor consegue preencher suas lacunas e completar seus vazios.
Preenchi um vazio quando assisti o filme e definitivamente, quando crescer, e me tornar uma pedagoga de verdade, quero ser como Don Gregório. Um cara que, para além de teorias, ensina novas posturas perante o mundo, onde as pessoas devem se respeitar, ter sensibilidade e jamais abandonar seus ideais...
Filme obrigatório para todos aqueles que acreditam na vida e na educação.

Um comentário:

Beatriz disse...

Zinara, me destes 2 grandes dicas. Não vi nenhum dos dois filmes e fiquei morta de vontade de assistir.Afinal, tb qdo eu crescer quero ser um prof com F.
Depois que eu ver voltamos a conversar.
Um beijão
Bea