***********************************

POSTAGENS

quarta-feira, 21 de novembro de 2007


Porque você ouve tanta porcaria?

Vou explicar: A música é um produto e esse produto precisa vender. As gravadoras, que vendem o produto, é que determinam o que se ouve. Como? Repassando dinheiro ou benefícios aos profissionais de rádio, sob a condição de que certas músicas sejam tocadas com grande freqüência (famoso JABA). E então se cria um ciclo rápido de consumo musical, onde se ouve muito o mesmo artista/música, por um curto espaço de tempo. É o fast-food musical! Salvemo-nos disso!
Dizer que a mídia é poderosa e que ela manipula os nossos gostos e valores, não só não é conformismo, como é uma forma de nos precaver dessa manipulação, tendo em vista que, sabendo que isso ocorre, passamos a ouvir, ou a assistir, ou a ler com um minucioso cuidado.
Para despertar na sociedade essa prevenção, é necessário alardear e falar o óbvio, que também deve ser dito e repetido incessantemente até que a população acorde e enxergue a nossa sujeição diante dessa indústria de comunicação das massas. Por isso deixo aqui o meu recado: Chega de ficar ouvindo as mesmas músicas o tempo todo! O texto indicado na disciplina de Música na Escola, faz boa referência as rádios Ipanema e Unisinos. Que tal experimentar outras coisas? Que tal fazer diferente? Vamos alimentar a alma de boa música, começando pela criteriosa escolha da rádio. Só poderemos exercer uma influência positiva sobre nossos alunos abrindo um leque de possibilidades para momentos diferentes de apreciação.
Que tal mandar você mesmo nos seus desejos? Que tal conhecer outros gêneros, outras melodias, outros autores?

Nenhum comentário: